quinta-feira, 1 de julho de 2010

Estradas

Manutenção das estradas é dos maiores desafios do governo de Moçambique

A manutenção regular de 18 mil quilómetros de estradas é um dos maiores desafios que o governo enfrenta, disse quarta-feira em Boane o ministro das Obras Públicas de Moçambique, Cadmiel Muthemba.

Ao falar na sessão de abertura do Conselho Coordenador do ministério, reunido na estância turística dos Pequenos Limbombos no distrito de Boane, a 40 quilómetros da capital Maputo, Muthemba garantiu, no entanto, que o governo vai continuar a construir, recuperar e manter estradas e pontes a fim de aumentar a mobilidade de pessoas e bensem Moçambique.

Moçambique dispõe actualmente de 30 300 quilómetros de estradas, dos quais apenas 6 500 quilómetros estão alcatroados, sendo o restante estradas de terra, a maior parte das quais impraticáveis durante a época das chuvas.

O ministro informou os presentes que ao longo dos primeiros seis meses do ano foram completados importantes obras rodoviárias, incluíndo a recuperação da estrada Vanduzi-Changara ligando as províncias de Manica e Tete, a construção da ponte sobre o rio Rovuma ligando Moçambique e a Tanzânia e as pontes de Lucite e Massapa, na província de Manica.

Em construção encontram-se actualmente as pontes sobre os rios Muculumba na província de Nampula, Licungo e Cuacua na Zambézia e estão em reparação as pontes sobre o rio Zambeze na cidade de Tete e a que liga a ilha de Moçambique ao continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário