segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fosfatos na província de Nampula

A empresa mineira brasileira Vale está interessada em explorar depósitos de fosfatos na província de Nampula, afirmou o director nacional de Minas de Moçambique, Eduardo Alexandre, em declarações ao jornal Diário de Moçambique.

Eduardo Lourenço disse ainda ao jornal que se publica na cidade da Beira, província de Sofala, que a Vale já iniciou alguns estudos para avaliar a dimensão dos depósitos tendo "os seus responsáveis ficado satisfeitos com os resultados".

Aquele responsável adiantou ao Diário de Moçambique que a Vale deverá iniciar um estudo de viabilidade económica em 2011 embora a exploração dos depósitos não deva começar antes de 2014.

Alexandre não apresentou qualquer valor para o previsível investimento da Vale nos fosfatos de Nampula mas disse que poderão ser mesmo mais elevados do que os que a Vale irá efectuar na sua concessão carbonífera de Moatize, na província de Tete.

Os fosfatos têm muitas aplicações industriais e agrícolas, nomeadamente na produção de adubos, mas a sua exploração envolve grandes custos para impedir que metais pesados, como o cádmio ou o chumbo, atinjam aquíferos à superfície ou subterrâneos.

Sem comentários:

Enviar um comentário