terça-feira, 6 de julho de 2010

Porto de Nacala

Porto de Nacala, Moçambique, vai ser alvo de obras de reparação

O porto de Nacala, na província de Nampula, vai ser alvo de obras de reparação de emergência devido ao mau estado de algumas das suas instalações básicas, nomeadamente o terminal de contentores, informou em Maputo uma fonte oficial.

Ao lançar na passada sexta-feira o estudo de viabilidade para a expansão do porto de Nacala, Ana Dimande, directora nacional de Infra-estruturas no Ministério dos Transportes, disse que as reparações de emergência deverão começar o mais tardar em 2012.

Dimande acrescentou que as obras serão financiadas pelo governo central e pelos parceiros do Grupo dos 19 sendo ainda desconhecida a soma envolvida.

Nacala é um dos portos com melhores condições naturais na costa oriental de África mas a sua utilização tem sido diminuta até à data, situação que poderá mudar com a projectada construção de uma refinaria na zona e de um novo terminal de carvão, a ser provavelmente utilizado para exportar o carvão que irá ser extraído na região de Moatize, província de Tete.

O estudo de viabilidade que agora foi iniciado está a ser financiado e realizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês).


Sem comentários:

Enviar um comentário