segunda-feira, 26 de julho de 2010

Projecto de Changara

A australiana Baobab Resources estabeleceu uma parceria com a também australiana Southern Iron para dar um impulso ao projecto de exploração de metais de base e de manganésio de Changara, Moçambique, informou a empresa em comunicado segunda-feira divulgado em Fremantle.

Na sequência de um envolvimento por fases, sendo que no final da segunda a Southern Iron terá uma participação de 50 por cento na parceria, que poderá chegar a 65 por cento se a Southern Iron financiar um pré-estudo de viabilidade económica e de 80 por cento se financiar o estudo definitivo de viabilidade económica.

A Southern Iron irá funcionar como operador do projecto de Changara e a Baobab Resources efectuará a fase inicial de exploração, socorrendo-se da "experiência e apoio logístico de que dispõe em Moçambique".

As actividades deverão começar em Setembro próximo em Changara, projecto que engloba quatro licenças de exploração cobrindo uma área de 525 quilómetros quadrados, junto à fronteira com o Zimbabué.

O comunicado da Baobab Resources revela que uma análise geoquímica de uma área de 380 quilómetros quadrados realiza no último trimestre de 2008 identificou a presença de chumbo, zinco, manganésio e cobre.

Actualmente, os recursos da Baobab Resources estão centrados num projecto de ferro/vanádio/titânio em Tete, cobrindo uma área de 632 quilómetros quadrados, adjacentes aos projectos carboníferos da australiana Riversdale Mining e brasileira Vale.

Este projecto, denominado Chimbala, deverá ter um estudo de pré-viabilidade económica concluído em meados de 2011 e definitivo no princípio de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário