sexta-feira, 23 de julho de 2010

Gasoduto

Petróleos de Moçambique vai construir gasoduto e terminal para navios na Matola

Um gasoduto para transporte de gás com dois quilómetros e um terminal para navios vão começar a ser construídos este ano na Matola, província de Maputo, informou o administrador para a área financeira da Petromoc - Petróleos de Moçambique.

Zacarias Costa disse que o projecto, que irá custar cerca de 10 milhões de dólares, visa aumentar a capacidade de armazenagem daquele tipo de combustível em mais seis mil metros cúbicos.

O administrador da Petromoc adiantou que, devido a dificuldades financeiras resultantes da conjuntura internacional, a companhia decidiu executar o projecto em fases, sendo que a primeira, a ficar concluída este ano, deverá consumir cerca de seis milhões de dólares.

Para além dos depósitos de gás, a Petromoc tem em carteira vários outros projectos visando a expansão quer dos postos de abastecimento de combustíveis, quer de armazenamento em quase todo o país.

A nível da capacidade de armazenagem, Cossa apontou que a Petromoc havia esboçado para 2009 um aumento em cerca de 170 mil metros cúbicos, mas devido a problemas financeiros apenas se concretizou uma expansão de cerca de 40 mil metros cúbicos.

Para este ano, o plano da empresa aponta para um aumento de capacidade em 125 mil metros cúbicos na região sul mas, em face das dificuldades que a companhia enfrenta, existe uma necessidade de reajustamento do plano, que não deverá ultrapassar entre 70 mil a 80 mil metros cúbicos. (macauhub)

Sem comentários:

Enviar um comentário