segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Município de Maputo vai introduzir parquímetros

O Município de Maputo vai introduzir, a partir de Novembro, o sistema de parquímetros na via pública para facilitar a gestão do estacionamento de viaturas nas zonas de maior congestionamento de trânsito, na cidade.

O projecto será implementado por um consórcio das empresas ACSG e FORENCO AUTOMETRIC, nacional e da África do Sul, respectivamente, que ganharam o concurso público lançado pela edilidade para o efeito.

O sistema vai consistir na colocação de máquinas que vão controlar o tempo e o valor a ser pago pela permanência de viaturas que serão estacionadas nos locais onde estes mecanismos estarão fixados.

Este sistema será instalado em duas etapas, a primeira designada Zona A, que prevê a instalação de três mil parquímetros a partir da Avenida 24 de Julho até à baixa da cidade, na Avenida 25 de Setembro. A segunda, chamada Zona B, engloba todos os bairros que se localizam do lado oposto da Avenida 24 de Julho e que não terão sido abrangidos na primeira fase.

“O consórcio seleccionado vai se encarregar de implementar a primeira etapa do projecto e para a segunda fase vamos lançar outro concurso público no primeiro trimestre do próximo ano”, disse João Matlombe, vereador para área de Transportes e Trânsito no Município de Maputo.

A adjudicação das obras foi feita recentemente e neste momento está em curso a organização de aspectos técnicos que vão anteceder a colocação dos parquímetros, segundo ainda a fonte.

“Neste momento, a empresa vai iniciar o processo de contratação e formação de pessoal, acto que vai decorrer, enquanto se importa os equipamentos a ser usados”, afirmou Matlombe, acrescentando que o projecto está avaliado em cerca de 750 mil dólares norte-americanos.

Espera-se que a instalação de parquímetros contribua para uma melhor organização e gestão do estacionamento na via pública, disciplinar os automobilistas em relação a esta questão e ainda reduzir os problemas de congestionamento nas zonas críticas.

“É através dessas máquinas que os automobilistas saberão que valor a pagar pelo período em que os seus carros estiverem estacionados na rua”, explicou a fonte, garantindo que para o funcionamento normal do sistema os pavimentos estarão sinalizados e será igualmente instalada a sinalização vertical para indicar o tempo máximo de permanência, findo o qual o automobilista pagará pelo estacionamento.

“O tempo máximo previsto para a permanência de um carro em determinado espaço será de duas horas e meia. Depois disso, a pessoa será obrigada a pagar pelo estacionamento ou então retirar a sua viatura”, disse Matlombe, acrescentando que para o caso de automobilistas que trabalham na zona em referência será aberta a possibilidade de estes adquirirem cartões que lhes permitam estacionar por um tempo indeterminado, apenas na área referenciada neste documento.

Sem comentários:

Enviar um comentário